domingo, 28 de agosto de 2016

Sobre as pequenas coisas que deixam a vida mais gostosa



Eu sempre gostei das coisas com toques especiais. Algo que tornasse cada coisinha única.

Podia ser um pouco de gengibre no bolo de chocolate.
Podia ser o toque de amarelo no desenho todo azul.
Podia ser uma florzinha roxa na calçada toda de cimento.
Podia ser um acorde de baixo no meio da música.
Podia ser uma ilustração colorida no final de um livro.

E eu nunca conseguia distinguir o que eram essas coisas a mais. Eu apenas sabia que algo estava diferente, mas a minha sensibilidade não me permitia entender a origem de tal diferença. Aos poucos eu fui aprendendo a identificar esses detalhes, seja porque alguém (minha mãe) me explicava, seja porque fui ganhando as manhas de perceber como eram as coisas com ou sem aquilo.

E aos poucos eu fui acrescentando esses detalhes no meu cotidiano. Experimentando, gostando, não gostando, mudando, aceitando sugestões, tentando coisas novas que eu via por aí. Percebendo que essas coisinhas, por menores que fossem, tinham uma capacidade incrível de mudar muitas coisas. Trazer um impacto feliz no resto do dia.

Como por exemplo colocar oréganos, e alecrins e manjericões no macarrão ao alho e óleo.
Ou colocar uma música animada enquanto eu lavo a louça.
Ou então parar pra olhar as estrelas, e descobrir que existe um aglomerado chamado “Aglomerado da Borboleta”, que realmente parece uma borboleta.
Ou conseguir perceber as diferentes cores na Caixinha de Joias.
Ou acordar com raios tímidos de sol entrando pela janela, ao invés de com um despertador estridente tocando.
Ou por exemplo no dia em que eu estava super feliz assistindo um episódio de Castle e eu descubro que noz-moscada pode deixar o café incrivelmente único e gostoso.

E desde então são os detalhes que me movem. Que nos tiram do piloto automático do cotidiano. Ainda não consigo perceber todos. Aliás, consigo perceber apenas uma pequininíssima minoria deles, mas já é o suficiente para trazer um sabor a mais no dia a dia. As outras sutilezas também estão por aí, mas nem sempre percebidas. E o que importa é que elas estão lá, sempre ajudando a manter esse movimento quase perpétuo que a vida necessita <3


Nenhum comentário:

Postar um comentário